Sejam Bem-vindos ao Blog

Sejam Bem-vindos ao Blog
compartilhe "Mundo Fantástico da Ed. Infantil" no FACEBOOK

Total de visualizações

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: “O GRUPO” - Maternal 1


AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
“O GRUPO”


Neste segundo trimestre as crianças do Grupo Borboleta (M1), continuaram a crescer significativamente, tivemos muitas oportunidades de estreitar nossos laços de amizade e cooperação realizando várias atividades em grupo, fazendo assim com que exercitemos nossa capacidade de socialização e aprendizagem.
Fazer parte de um grupo com várias crianças é um grande desafio para esta faixa etária, pois precisam conviver com a espera, a partilha, o ouvir, o falar, o trabalho em grupo, respeitando o ritmo de cada um.
No entanto as crianças do Grupo Borboleta se mostraram participativas e interessadas, um grupo organizado e com muita vontade de aprender.
Gostaram de realizar as atividades em grupo, encontrando algumas dificuldades apenas no que diz respeito à divisão ou uso comum de materiais e brinquedos. Alguns, saindo de uma fase egocêntrica, iniciaram a formação de hábitos de partilha e internalização de regras de convivência social.
Um grande avanço da nossa turminha foi o abandono total do “bico”, que foi retirado de forma gradativa, ou seja, aos poucos; no início ficavam com bico somente na hora da chegada e do soninho, depois, somente na hora de dormir, já agora, passam o dia todo sem a chupeta, e até mesmo na hora do soninho não sentem falta.
A linguagem dos nossos pequenos está em desenvolvimento, a maioria encontra-se em processo de construção da fala, com a difícil articulação de algumas palavras e ocorrência de troca de fonemas.
O grupo gostou de ouvir e recontar histórias, como: “O gato de botas” “Pequena Sereia” e “Os três porquinhos”, passando com facilidade a imitar os personagens, através do jogo simbólico.
As atividades e jogos lúdicos foram de vital importância para melhorar a adaptação e socialização. Os momentos de dramatização e música também, assim como a utilização de brinquedos ao ar livre.
As atividades diversificadas e culturais realizados no CEI fizeram a alegria das crianças, foram momentos inesquecíveis de aprendizagem e troca.
Em maio realizamos um delicioso café da manhã em comemoração ao dia das Mães, que envolveu a todos os funcionários do CEI, muitas mães estiveram presentes prestigiando o momento com alegria e recebendo de seus filhos um CD de músicas juntamente com o certificado de melhor mãe do mundo, produzido pelas crianças.
Também no mês de maio, foi elaborado um projeto especialmente para o Grupo Borboleta e sua família, o projeto “Eu e minha Família”, tendo como objetivo: trabalhar de forma lúdica a identidade das crianças, bem como o conceito de família e a importância da mesma em nossas vidas. Este projeto estimulou o raciocínio e a percepção visual das nossas crianças, desenvolveu a imaginação e criatividade e fez com que conseguissem identificar os elementos integrantes da família.
A participação das famílias foi de suma importância para o desenvolvimento do nosso trabalho; estando a maioria presentes nas reuniões realizadas, no diálogo à porta da sala e colaborando ativamente com os trabalhos enviados para casa. Queremos agradecer aos pais pela colaboração e interesse!
No mês de junho comemoramos a “Semana do Meio Ambiente”, com um passeio pelos arredores do CEI, passando pelas ruas vizinhas e pelo Rio Itajaí-Açu, todo o trabalho realizado nessa semana foi para que as crianças pudessem explorar o meio ambiente, conscientizando-se da preservação da natureza, valorização da água e divisão do lixo, bem como o respeito e cuidado com os animais de todas as espécies.
Também no mês de Junho, comemoramos o aniversário da nossa cidade, para isso elaboramos o Projeto “Itajaí sob muitos Olhares”, onde trabalhamos o tema “Buganvília/ Flor símbolo de Itajaí”, com o objetivo de conhecer e reconhecer a flor símbolo da nossa cidade; realizamos diversas atividades lúdicas e artísticas e ao fim organizamos uma lindíssima exposição dos trabalhos no corredor do CEI.
Divertimos-nos muito nas festinhas de aniversário da nossa turminha, realizado no CEI, como o da nossa amiga Júlia e Pedro, onde estivemos juntos em um delicioso lanche junto com suas famílias, em um clima de diversão e entrosamento.
Nas atividades pedagógicas, realizamos ações que despertaram nas crianças maiores desafios quanto à alimentação (alimentando-se sozinhas, experimentando saladas, frutas e legumes), expressão de escolhas (com o que querem brincar e qual desenho assistir), coordenação motora ampla (correr, pular, saltar), linguagem (músicas, conversas), cuidados com o corpo (escovar os dentes, lavar as mãos), e assim, vivenciamos situações de aprendizagem ativa por meio de um ambiente rico em interações, percebendo as diferentes formas de sentir, expressar e comunicar. 


Parabéns ao Grupo Borboleta, brilhando cada dia mais!
_______________________________________________________________________
Atenção: Os modelos e sugestões apresentados neste blog, foram desenvolvidas para crianças específicas e as informações aplicam-se a tais crianças.
Caso utilize algum desses modelos, o professor deverá ficar atento em modificar as qualidades, especificações, comportamentos e etc, para que seja adequado a cada criança, visto que a avaliação deve ser um documento pessoal, único.
Avaliar na educação Infantil significa acompanhar o desenvolvimento da criança, a partir da observação e reflexão permanente do professor, nas diferentes situações de aprendizagem que são vivenciados no Centro de Educação Infantil.

Nenhum comentário: