AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
“O GRUPO”
Neste segundo trimestre as crianças do
Grupo Borboleta (M1), continuaram a crescer significativamente, tivemos muitas
oportunidades de estreitar nossos laços de amizade e cooperação realizando
várias atividades em grupo, fazendo assim com que exercitemos nossa capacidade
de socialização e aprendizagem.
Fazer parte de um grupo com várias
crianças é um grande desafio para esta faixa etária, pois precisam conviver com
a espera, a partilha, o ouvir, o falar, o trabalho em grupo, respeitando o
ritmo de cada um.
No entanto as crianças do Grupo
Borboleta se mostraram participativas e interessadas, um grupo organizado e com
muita vontade de aprender.
Gostaram de realizar as atividades em
grupo, encontrando algumas dificuldades apenas no que diz respeito à divisão ou
uso comum de materiais e brinquedos. Alguns, saindo de uma fase
egocêntrica, iniciaram a formação de hábitos de partilha e internalização
de regras de convivência social.
Um grande avanço da nossa turminha foi
o abandono total do “bico”, que foi retirado de forma gradativa, ou seja, aos
poucos; no início ficavam com bico somente na hora da chegada e do soninho,
depois, somente na hora de dormir, já agora, passam o dia todo sem a chupeta, e
até mesmo na hora do soninho não sentem falta.
A linguagem dos nossos pequenos está
em desenvolvimento, a maioria encontra-se em processo de construção da fala,
com a difícil articulação de algumas palavras e ocorrência de troca de fonemas.
O grupo gostou de ouvir e recontar
histórias, como: “O gato de botas” “Pequena Sereia” e “Os três porquinhos”, passando
com facilidade a imitar os personagens, através do jogo simbólico.
As atividades e jogos lúdicos foram de
vital importância para melhorar a adaptação e socialização. Os momentos de
dramatização e música também, assim como a utilização de brinquedos ao ar
livre.
As atividades diversificadas e
culturais realizados no CEI fizeram a alegria das crianças, foram momentos
inesquecíveis de aprendizagem e troca.
Em maio realizamos um delicioso café
da manhã em comemoração ao dia das Mães, que envolveu a todos os funcionários
do CEI, muitas mães estiveram presentes prestigiando o momento com alegria e recebendo
de seus filhos um CD de músicas juntamente com o certificado de melhor mãe do mundo,
produzido pelas crianças.
Também no mês de maio, foi elaborado
um projeto especialmente para o Grupo Borboleta e sua família, o projeto “Eu e
minha Família”, tendo como objetivo: trabalhar de forma lúdica a identidade das
crianças, bem como o conceito de família e a importância da mesma em nossas
vidas. Este projeto estimulou o raciocínio e a percepção visual das nossas
crianças, desenvolveu a imaginação e criatividade e fez com que conseguissem
identificar os elementos integrantes da família.
A participação das famílias foi de
suma importância para o desenvolvimento do nosso trabalho; estando a maioria
presentes nas reuniões realizadas, no diálogo à porta da sala e colaborando
ativamente com os trabalhos enviados para casa. Queremos agradecer aos pais
pela colaboração e interesse!
No mês de junho comemoramos a “Semana
do Meio Ambiente”, com um passeio pelos arredores do CEI, passando pelas ruas
vizinhas e pelo Rio Itajaí-Açu, todo o trabalho realizado nessa semana foi para
que as crianças pudessem explorar o meio ambiente, conscientizando-se da
preservação da natureza, valorização da água e divisão do lixo, bem como o
respeito e cuidado com os animais de todas as espécies.
Também no mês de Junho, comemoramos o
aniversário da nossa cidade, para isso elaboramos o Projeto “Itajaí sob muitos
Olhares”, onde trabalhamos o tema “Buganvília/ Flor símbolo de Itajaí”, com o
objetivo de conhecer e reconhecer a flor símbolo da nossa cidade; realizamos
diversas atividades lúdicas e artísticas e ao fim organizamos uma lindíssima
exposição dos trabalhos no corredor do CEI.
Divertimos-nos muito nas festinhas de aniversário
da nossa turminha, realizado no CEI, como o da nossa amiga Júlia e Pedro, onde estivemos juntos em um delicioso lanche junto com suas famílias, em
um clima de diversão e entrosamento.
Nas atividades pedagógicas, realizamos
ações que despertaram nas crianças maiores desafios quanto à alimentação
(alimentando-se sozinhas, experimentando saladas, frutas e legumes), expressão
de escolhas (com o que querem brincar e qual desenho assistir), coordenação
motora ampla (correr, pular, saltar), linguagem (músicas, conversas), cuidados
com o corpo (escovar os dentes, lavar as mãos), e assim, vivenciamos situações
de aprendizagem ativa por meio de um ambiente rico em interações, percebendo as
diferentes formas de sentir, expressar e comunicar.
Parabéns ao
Grupo Borboleta, brilhando cada dia mais!
_______________________________________________________________________
Atenção: Os modelos
e sugestões apresentados neste blog, foram desenvolvidas para crianças
específicas e as informações aplicam-se a tais crianças.
Caso utilize algum desses modelos, o professor deverá ficar
atento em modificar as qualidades, especificações, comportamentos e etc,
para que seja adequado a cada criança, visto que a avaliação deve ser
um documento pessoal, único.
Avaliar na educação
Infantil significa acompanhar o desenvolvimento da criança, a partir da
observação e reflexão permanente do professor, nas diferentes situações de
aprendizagem que são vivenciados no Centro de Educação Infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário